tundra
A tundra é formada há 10 mil anos e é o mais jovem bioma da Terra. É o ultimo bioma antes do frio congelante do inóspito Ártico onde nenhum tipo de vegetação se desenvolve.
É encontrada do Alasca até o norte da Europa e norte da Ásia e Groenlândia.
Por vezes a tundra é classificada em dois tipos diferentes: a tundra alpina, encontrada no alto de montanhas em diversos países e que difere da tundra ártica pelo tipo de solo bastante permeável. A principal diferença entre elas é a razão pela qual são tão frias. A primeira é pela localização geográfica, mais concretamente pela latitude, enquanto que a segunda é devido ao fato de se encontrar tão afastada da superfície da Terra. Também a capacidade de drenagem do solo é diferente, sendo maior na tundra alpina. No entanto, são muito parecidas.
As áreas de vegetação atualmente ocupadas pela tundra e pelas florestas de coníferas foram ocupadas por geleiras durante o ultimo período glacial, que só começou a se retrair a 20.000 anos. A vegetação ainda não se adaptou às mudanças climáticas e as florestas ainda estão se expandindo para o norte.¹
Fig.1 A Tundra vista junto com as demais formações.
Disponível em:http://geografiatundra.blogspot.com.br/
2 DESENVOLVIMENTO
- Flora
A vegetação dura de 2 a 3 meses, sendo composta por plantas herbáceas (capim, junco e urzes) de pequeno porte: gramíneas, alguns arbustos e ervas, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura atingindo até um metro. As plantas com raízes longas não se podem desenvolver, pois o subsolo permanece gelado. Por outro lado, como as temperaturas são muito baixas, a matéria orgânica decompõe-se muito lentamente e o crescimento da vegetação é lento.
Virtualmente sem árvores, é dominada por ciperáceas; abaixo há uma camada rasteira desenvolvida de musgos e liquens especialmente líquen musgo-de-rena; as plantas floríferas são geralmente perenes.
Uma adaptação que as plantas destas regiões