bioestatística e epidemiologia
CURSO DE ENFERMAGEM
ELIANE F. TEIXEIRA BEZERRA
HIV NO BRASIL E AMAZONAS.
MANAUS/ AM.
09/09/2013
ELIANE F. TEIXEIRA BEZERRA
HIV NO BRASIL E AMAZONAS.
MANAUS/ AM.
09/09/2013
Desenvolvimento
Virús da imunodeficiência humana conhecido por HIV é da família dos retrovírus e responsável pela SIDA (AIDS). Esta designação contém pelas duas sub-categoria de vírus, HIV1 E HIV2. No grupo HIV1 existem uma variada de subtipo de A à J esses dois grupos tem diferenças consideráveis, sendo HIV2 que é mais comum na áfrica e bem incomum no resto do mundo. Portugal é o país da Europa com maior número de casos de HIV2, é provavelmente com as relações que eles mantêm com diversos países africanos. É estimado que 45% dos portadores de HIV em Lisboa tenham o vírus HIV2.
A estatística em 2008, a OMS estimou que existem 33,4 milhões de infectados sendo 15,7 milhões de mulheres e 2,1 milhões de jovem abaixo de 15 anos e o ano de 2009 o números de novos infectados foi de 2,6 milhões. O numero de mortes de pessoas com AIDS é estimado 1,8 milhões. O vírus dentro do corpo infectado principalmente uma importante célula do sistema imunológico, designada com Linfóticos TCDA+( T4) de alguma forma geral o HIV ele é um retrovírus que ataca o sistema imunológico causando o síndrome da imunodeficiência adquirida em caso não tratado.
A transmissão do vírus é mais frequentemente transmitido pelo contato sexual ( característica que faz da AIDS uma doença ou infecção sexualmente transmissível) pelo sangue inclusive transfusões, durante o parto da mãe para o filho, durante a gravidez ou no aleitamento, na secreção vacinal no esperma. No Brasil, em 2002 a cobertura de exames de HIV em grávidas estima em 52% sendo pior no Nordeste em 24% mulheres no Sul com 72% de cobertura. Somente 27% seguiram todas recomendações do ministério da saúde. Ter maior escolaridade e morar