Fichamento TGE
As sociedades necessitam de governantes para representa-las e o povo é quem tem a obrigação de eleger esses representantes.
Com as lutas devido divergências de opiniões e interesses, criaram os partidos.
Antigamente dava-se o nome de partidos às facções que dividiam as Repúblicas, aos clãs que se agrupavam em torno de um condutor, aos clubes que reuniam deputados às assembleias revolucionárias.
Hoje em dia dá-se o nome de partidos às organizações populares que defendem a opinião pública nas democracias. Essa distinção de significados da palavra partidos se assemelha em relação ao papel que essas instituições desempenham, o de conquistar o poder politico exercê-lo.
Os partidos políticos, no sentido moderno, só aparecem a partir de 1850 mas para Munro, foi a partir de 1680 que se definiu a noção de oposição politica, ou seja, a doutrina básica na democracia que diz que adversários os adversários do governo não são inimigos do Estado e os opositores não são traidores ou subversivos.
Características e classificação dos partidos
David Hume publica em 1741 os seus ‘’ Essays, Moral and Political’’, criticando as facções e procedendo à sua classificação . Para Hume, as facções podem ser pessoais quando baseadas na amizade ou animosidade entre os partidos, e também podem ser reais. As reais são divididas em três: de interesse, de principio e de afeição.
As facções de interesse são as mais razoáveis e desculpáveis pois são aquelas que se formam por interesse, as de principio surgiram nos tempos modernos com os negócios humanos, já as de afeição, se baseiam nas diferentes ligações dos homens com famílias particulares ou pessoas que desejam ver governa-los.
No final do século XVIII, Edmund Burke já se referia ao partido como ‘’um corpo de homens que se unem, para colocar seus esforços comuns a serviço do interesse nacional, sobre a base de um principio ao qual todos aderem.’’
Benjamim Constant conceituava o partido como ‘’uma