Fichamento Hobbes TGE I

4080 palavras 17 páginas
O Leviatã - Caps. XIII - XXIV
Autor: Thomas Hobbes
Dados da obra: HOBBES, Thomas. Leviatã. 2ª edição, Editora Martin Claret, 2012.
CAP XIII - DA CONDIÇÃO NATURAL DO GÊNERO HUMANO NO QUE CONCERNE A SUA
FELICIDADE E A SUA DESGRAÇA.
- Os homens foram criados igualmente pela natureza quanto às faculdades de corpo e espírito, sendo

possível fortalecer-se. A igualdade de espírito é, ainda, mais evidente que a igualdade de força.
Dessa igualdade de capacidade, surge uma igualdade quanto à esperança de atingimos nossos fins, de modo que quando dois homens desejam a mesma coisa,sendo ela impossível de ser alcançada por ambos, eles tornam-se inimigos. E, no caminho para seu objetivo, um homem tentará destruir ou subjugar o outro.
- Na convivência entre os homens há três causas principais de disputa ligados à natureza humana:
Competição – os homens são levados a utilizarem de violência para conseguirem algum benefício, lucro. Desconfiança- os homens são conduzidos a prática da violência para garantir a sua segurança e para defesa de seus bens. Glória– os homens são impulsionados a se atacarem para garantir a sua reputação. Recorrem a violência pelo orgulho intrínseco à natureza humana.
- Quando não existe um poder capaz de unir as pessoas, numa atitude de respeito e medo, tem-se uma condição de guerra de todos contra todos, onde não existem as noções de bem e de mal, de justiça e injustiça; não há lei onde não há poder comum e, onde não há lei, não há injustiça; e, não há propriedade e domínio. Deriva disso um estado de guerra que pode ser superado pelas paixões e, em parte, pela razão humanas.
- Paixão: aquilo que leva o homem a querer a paz - medo da morte, o desejo de possuir coisas que lhe dão conforto e a esperança de obtê-las por meio do seu trabalho. Razão: Sugere normas de paz adequadas possíveis de serem alcanças por meio de um acordo entre as partes. Essas normas são as leis da natureza.
CAPÍTULO XIV - DA PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS NATURAIS E DOS CONTRATOS
- Direito

Relacionados

  • trabalho pdf , feito por outra autoria.
    6171 palavras | 25 páginas
  • resumo
    69183 palavras | 277 páginas