Fichamento semelhança e diferença
1) Ensinar não basta reconhecer as dificuldades de aprendizagem de crianças e jovens que não atingiram os níveis esperados em determinadas atividades, mas é necessário que os ensinantes reconheçam com sua função elevar progressivamente esses níveis.
Nessa perspectiva, o ensinar transforma-se em incentivar, instigar, provocar e desafia o aluno em interagir com algo. Na verdade, ensinar algo é sempre desafiar o interlocutor a pensar sobre algo. O exercício da curiosidade convoca a imaginação,a intuição, as emoções, a capacidade de conjeturar, e de comparar.
2) Porque a partilha é condição necessária na construção do projeto pedagógico devido pelo menos, dois motivos principais. Primeiro, para que o projeto seja democrático e não fruto de uma direção escolar autocrática ou individual, ainda que bem intencionada; a democracia não é para ser ensinada verbalmente, mas exercida no interior da escola, dia após dia. Segundo, porque a partilha é a condição para o compromisso de cada um dos envolvidos, assim garantir que o projeto saia do papel e se realize colocando em prática, adquirindo resultado. Sendo assim, todos os esforços no sentido de se produzir um trabalho coletivo tem como finalidade maior a construção de uma sociedade igualitária, com menos desigualdades sociais, que todos possam usufruir do patrimônio cultural acumulado pela humanidade: conhecimento científico, bens e serviços.
3) A escola ainda está muito focada na linguagem escrita, ela precisa investir em estratégias e recursos de ensino que atraia a atenção do aluno. Com o advento da tecnologia, principalmente a internet, a linguagem escrita como forma prioritária de comunicação, estáperdendo o seu espaço e com isso surge a necessidade do professor acordar para esta nova realidade. Realidade esta que não temos como negar,o espaço que a tecnologia vem ocupando na vida cotidiana das pessoas, interferindo até mesmo na forma de pensar, comunicar, se divertir eprincipalmente no