Planejamento tributário
O projeto aqui apresentado tem como tema o planejamento tributário das entidades, seus efeitos, suas vantagens e desvantagens. A carga tributária tem enorme peso na formação do preço final das atividades produtivas, comerciais e serviços. A carga tributária existente efetiva a necessidade de implantação de um programa de planejamento tributário eficiente e eficaz, capaz de bloquear a hipótese de incidência tributária (fato gerador do tributo), (Borges, Humberto) ou ainda adiar esta incidência para momentos mais propícios, ou seja, efetiva a necessidade de adoção de técnicas eficazes que visem excluir, reduzir ou adiar os respectivos encargos tributários.
Um fator determinante na importância do planejamento tributário em uma empresa é a consciência empresarial do significativo grau de complexidade, sofisticação, alternância e versatilidade da legislação pertinente, o que exige enorme esforço para se identificar todas as alternativas legais disponíveis a suas transações, no sentido de adotar aquela que resulte em conseqüências tributárias menos onerosas para as empresas.
Quando falamos em uma concorrência entre as empresas nacionais o planejamento tributário é um papel de extrema importância na estratégia e nas finanças das empresas, pois quando analisamos os balanços identificamos que os impostos taxas e contribuições são na maioria das vezes muito maior que os custos. Os custos tributários afetam as empresas em 33% do seu faturamento, 47% sobre as despesas e custos e 52% dos seus lucros (www.sinescontabil.com.br).
Como tal procedimento é uma grande opção das empresas então cabe um maior aprofundamento nesse quesito. O planejamento tributário visa diminuir o desembolso financeiro com pagamentos de tributos, tornando-se algo expressivo dentro da administração empresarial. Para realizar um bom planejamento tributário é necessário que seja diariamente analisado a legislação tributária , a possibilidade de compensação de tributos (ato de aproveitar o