Sistemas de informação
O presente artigo aborda os principais tópicos relacionados a historia do conhecimento, relatando sub-tópicos como O Conhecimento e os primeiros filósofos, desde seu principio até sua atualidade, mencionando ainda, uma breve descrição de temas como Sensação, Percepção, Memória, entre outros tópicos de mesma natureza relatados no decorrer da leitura do presente artigo.
Palavras - chave: Conhecimento, filosofia, razão etc.
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai á raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.
Nessa busca, o conhecimento busca os "porquês" de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano em busca de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular. Exemplos: Quem é o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual é o valor da vida humana? O que é o tempo? O que é o sentido da vida?
O presente artigo aborda os principais tópicos relacionados a historia do conhecimento, apontando desde seu principio com base fundamentada em grandes filósofos de época, mencionando ainda, uma breve descrição de temas como; A preocupação com o conhecimento, percepção e memória, entre outros tópicos de mesma natureza relatados no decorrer da leitura a seguir.
2. A PREOCUPAÇAO COM O CONHECIMENTO
2.1 O conhecimento e os primeiros filósofos
O pensamento racional (que no século V a.C. passou se chamar Filosofia) tem data e local de nascimento: surge na Grécia no século VII a.C tendo como fundador Tales de Mileto, cujas principais indagações eram sobre o surgimento do mundo (cosmologia) e o "que é o ser?" (ontologia).
Os primeiros filósofos (os pré- socráticos), indagavam sobre a origem das coisas, o que é o mundo e as causas de sua transformação, até que se perguntaram; o