Fichamento Seculo XVIII
FAZIO, Michael. "O século dezoito" in: A História da Arquitetura Mundial. Porto alegre: Bookmann, 2011, p.399-419.
- A expansão tardia do Barroco durante a primeira metade do século XVIII é conhecido como Rococó.
- Na França o estilo Rococó foi usado principalmente para interiores.
- O Neoclassicismo dominou a arquitetura francesa na segunda metade do século XVIII.
- No século XVIII também surgiu o Iluminismo, ele surge em contrariedade ao Barroco. Nesse período também acontece a Revolução Industrial, movimento no qual aconteceram muitas transformações tecnológicas; criação de maquinas, aumento da produção industrial, aumento da população nas cidades, aumento do capitalismo e etc.
- Quanto à arquitetura, novos materiais, novas tecnologias e novos sistemas de construção alteraram radicalmente as formas das edificações tradicionais e trouxeram novos modelos de prédios.
- No século XVIII os artistas e arquitetos do período Neoclássico buscavam a compreensão exata dos edifícios antigos e das obras de arte do passado. E pela primeira vez esses profissionais tiveram acesso a evidencias detalhadas abundantes da arquitetura, decoração e vida cotidiana do Império Romano.
- Além dos interesses em estudar as civilizações clássicas, também despertam um interesse popular por tudo o que era egípcio.
- O maior expoente do Neoclassicismo na Itália e promotor invencível da arquitetura da Roma Antiga foi Giovanni Battista Piranesi.
- Piranesi chegou a fazer um mapa da Roma Antiga em grande escala, incluindo tanto edificações reais como projetos imaginários compostos por formas geométricas complexas.
- Piranesi ficou mais conhecido por suas gravuras (que inspiravam/inspiram arquitetos e estudantes de arquitetura) do que por seus projetos em si.
- Por serem baratas, produzidas em grande quantidade e fáceis de transportar, as gravuras de Piranesi foram amplamente distribuídas por toda a Europa na época e, ainda hoje, continuam impressionando arquitetos e artistas.
- Robert