Fichamento Sa De Do Trabalhador
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
JOSÉ CABRAL DE SOUSA NETO
ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFURO - CORTANTE RERPERCUSSÕES NA VIDA DOS TRABALHADORES
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Saúde do Trabalhador e Ambiental no 4º período, sob a orientação da professora Anisia Araújo.
Paripiranga - BA
Março de 2015
REFERÊNCIA:
STEFFENS, Ana Paula; Acidentes de trabalhos com perfuro-cortante repercussões na vida dos trabalhadores – São Paulo, Andreoll - 2008
RESUMO:
Este livro trata da discussão sobre os impactos de um acidente de trabalho com material perfuro-cortante na vida dos trabalhadores que já sofreram esse tipo de exposição. São apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com trabalhadores de enfermagem, e os resultados abrangem a questão do significado do acidente para o trabalhador, das repercussões na vida dos sujeitos e traz um novo conceito para o enfrentamento do acidente: as redes de apoio.
Capitulo I – Saúde do Trabalhador: Contexto Histórico
➬ “O Trabalhador firma-se como objeto dentro da engrenagem do sistema produtivo cada vez mais distante de ser sujeito deste processo.”(p.32)
Neste capitulo vai falar do contexto histórico e de como, quando e onde começou a pensar a saúde do trabalhador como um bem. Ele fala como ao decorre dos anos foram surgindo livros de medicina do trabalho e como isso afetaria a “economia”.
Capitulo II – Carga de Trabalhos
Como motivos para a não adesão os autores citam que alguns profissionais reclamam que as precauções padrões interferem no relacionamento com paciente, diminuem a destreza manual e muitas acham desnecessária a aplicação de tais pratica. (p.38)
➬”Os profissionais preocupa-se com os acidentes, mas continuam sem utilização de EPI.” (p.41)
➬”Dentro da realidade hospitalar é bastante comum treinamento pontuais, onde o trabalhador só recebe