POP ART
Definição
Origem e Definição
- Surgido na Inglaterra em meados dos anos 1950 e nos EUA em meados dos anos 1960.
- Utiliza em suas representações imagens e símbolos de natureza popular.
- Propunha um retorno da arte figurativa, culto às imagens televisivas e à produção publicitária. - Recursos expressivos semelhantes aos dos meios de comunicação de massa, como cinema,
TV e as revistas em quadrinho.
- Temas populares e produtos industriais dirigidos às massas urbanas como enlatados, lâmpadas elétricas e até grandes estrelas de TV.
Origem e Definição
Origem e Definição
Origem e Definição
O POP ART possui diferentes técnicas, como em ocorre em todos os seguimentos da arte.
Roy Fox Nas suas obras, procurou valorizar os cliches das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa. (Imagem 01 e 02)
Já o Richard Hamilton, como vemos em sua obra produzida para This Is Tomorrow (exposição do Independent Group em Londres), é considerado por críticos e historiadores como uma das primeiras obras da pop art. Ele tomava emprestadas imagens do dia a dia, para através delas refletir fenômenos sociais em suas obras. ( Imagem 03)
Concretismo
Concretismo
Nos anos 60, o concretismo e as tendências do abstracionismo geométrico originam o OP
Art (arte óptica), uma arte abstrata em que efeitos óticos confundem forma e fundo e distorcem a profundidade. Muitas obras são criadas em preto-e-branco. Várias dependem da luz ambiente e de movimento para produzir os efeitos pretendidos. O nome mais significativo é o do húngaro radicado na França, Victor Vasarely.
Concretismo
O Pop Art influenciou a publicidade na evolução das técnicas de comunicação entre produto e massa popular. A arte e publicidade, podem relacionar-se e por fim, indagar se a publicidade, que por natureza prega o consumo, reagiu a um movimento artístico cujo princípio era o questionamento acerca do consumo desenfreado.