TRABALHO DE HISTORIA DO PROFESSOR FALICO
UNED NOVA FRIBURGO
TRABALHO DE HISTÓRIA:
A ILÍADA E A ODISSEIA
GRUPO:
JOSÉ IRIEL DE FREITAS MARTINS
VÍTOR DIAS BALBO MONNERAT
EDUARDO SEIJI TSUNAMI
LAURENT
NOVA FRIBURGO, 04/2015
ILÍADA
A Ilíada é a mais antiga obra conhecida da literatura grega. Originalmente um poema épico oral, foi escrita durante o século VIII a.C. Não se sabe ao certo se o ataque dos micênicos aos troianos foi real ou fictício. Também não há certeza se Homero, o escritor da Ilíada, era realmente um indivíduo.
O poema conta a história da Guerra de Troia, e o confronto entre o guerreiro Aquiles e o rei Agamenon. É um dos dois mais importantes poemas épicos gregos, junto com a sequência, Odisseia.
É a história do ataque dos gregos aos troianos, uma guerra que durou aproximadamente dez anos.
O conflito em questão ficou conhecido como a Guerra de Troia, e foi causado por causa de uma mulher. Tal mulher era a esposa do rei Menelau de Esparta, Helena, que era considerada a mulher mais bela do mundo. O príncipe Páris de Troia apaixonou-se por ela em sua visita a Esparta e a raptou. Enfurecido, Menelau comandou os guerreiros gregos, que anteriormente havia jurado proteger Helena, a organizar um exército, e deu a Agamenon o posto de comandante. O exército grego cercou Troia durante dez anos. Vários soldados foram mortos, inclusive Aquiles (com uma flecha no calcanhar, seu ponto fraco). O conflito terminou após a execução de um engenhoso plano de Odisseu, o mais esperto dos homens gregos. Ele presenteou os troianos com um grande cavalo de madeira oco, no qual se escondiam os soldados gregos, e moveu os barcos para uma ilha próxima. Os troianos se surpreenderam ao ver os gregos se retirando, e o aparecimento do grande cavalo de madeira, que julgaram ser um presente dos deuses. Eles trouxeram o cavalo para dentro de Troia e, durante a noite, os gregos invadiram a cidade e terminaram a guerra.
Início da Ilíada em grego.
Comentários do professor: