satélite brasileiro cbers-3
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Marvin Patrick Pires Fortes
Trabalho da disciplina de Gerenciamento de Prazos
Tutor: Profª. Sueli Moreira Marquet Silva
Palhoça, SC
2015
Tema:Estudo de Caso
Sub Tema: BAE Automated System: Sistema de manejo de bagagem do Aeroporto Internacional de Denver
Referência:
O artigo nos mostra toda a complexidade e as dificuldades para a aplicação do sistema de manejo de bagagens no Aeroporto Internacional de Denver (DIA), através da magnitude do projeto, da enorme complexidade do sistema expandido, do alto grau de incertezas nas definições técnicas do projeto bem como pelo curto prazo para realização.
Houve a necessidade de expansão do aeroporto devido ao aumento da economia em Denver, com o aumento do comercio local originando o desenvolvimento da cidade. Através dessa expansão houve o interesse dos políticos locais em gerenciar a obra, vendo a obra como uma grande estratégia para alavancar a candidatura, no qual a obra acabou sendo patrocinado pelo politico Pena. Mas nesse período a cidade de Denver vivia uma situação econômica instável, onde empregos na área de construção caíram de 50.700 para 36.000, e o valor de construções privadas tinha despencado, surgindo assim à oportunidade de superar a crise com a obra do aeroporto, financiando a criação de novos empregos dando vida a economia do Colorado.
Mas a câmara do comercio, os vereadores, o prefeito e os deputados, com receito da magnitude do projeto começaram estudando outros aeroportos que tiveram obras de tal magnitude nos EUA para levantar possíveis problemas, com receito, numa época em que houve uma queda no desenvolvimento da cidade, onde o mercado de passageiros nos EUA ao invés de aumentar, caiu 4% por ano de 1986 a 1989.
Dessa forma, com o receito dos administradores da obra, foi criado um plano Master para gerenciar o projeto do aeroporto como um todo, desde analise do layout da pista, impactos