Satelites brasileiros
Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres
CBERS é a sigla para China-Brazil Earth-Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres.
Estes satélites fazem parte do INPE, Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais, subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O INPE é o responsável no Brasil pelo programa em parceria com a China, em vigor desde 1988 e que prevê o desenvolvimento quatro satélites até 2010.
Estes satélites se destinam a monitoração do clima, projetos de sistematização e uso da terra, gerenciamento de recursos hídricos, arrecadação fiscal, imagens para licenciamento e monitoramento ambiental, entre outras aplicações. Suas imagens são utilizadas por empresas privadas e instituições como Ibama, Incra, Petrobras, Aneel, Embrapa e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente.
CBERS-1 foi o primeiro satélite desenvolvido pelo acordo de cooperação entre a China e o Brasil.
O CBERS-1 foi lançado pelo foguete chinês Longa Marcha 4B, do Centro de Lançamento de Taiyuan, em 14 de outubro de 1999. O lançamento ocorreu à 1h15 de Brasília.
O satélite é composto por dois módulos principais:
O primeiro módulo contém os seus instrumentos de pesquisa e tem instalado 3 câmeras e o repetidor. * Câmera Imageadora de Alta Resolução denominada de CCD. * Imageador por Varredura de Média Resolução denominado de IRMSS. * Câmera Imageadora de Amplo Campo de Visada denominado de WFI * Repetidor para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais.
O segundo módulo contém os equipamentos que asseguram o suprimento de energia, os controles, as telecomunicações e demais funções necessárias à operação do satélite.
Apresenta uma órbita heliossíncrona com uma altitude de 778 km, faz cerca de 14 revoluções por dia e consegue obter a cobertura completa da Terra em 26 dias.
-------------------------------------------------
CBERS-2
Ver artigo principal: CBERS-2
O CBERS-2 é tecnicamente