Liderança e motivação
Cecília Whitaker Bergamini
Uma revisão da evolução histórica dos estudos e pesquisas
sobre liderança enfatiza a importância de líderes organizacionais eficazes.
A review of lhe historical evolution of lhe studies and surveys on leadership strenghts lhe importance of effective organizationalleaders. Palavras-chave:
Liderança, interação, poder, influência, autoridade, carisma, cultura organizacional, motivação, atitude. Key words:
Leadership, interaction, power, influence, authority, charism, organizational culture, motivation, atitude. O tema da liderança tem um forte apelo tanto para aqueles que dirigem como para aqueles que são dirigidos. Muitas vezes esse conceito assume uma conotação de "dom" mágico, responsável por uma espécie de atração inexplicável que certas pessoas exercem sobre as outras. A imaginação daqueles que se envolveram com o assunto fez com que ele fosse investigado a partir dos mais diferentes enfoques, trazendo à luz do conhecimento da ciência comportamental as mais variadas inferências.
Não é de estranhar, portanto, que a palavra "liderança" reflita conceitos aparentemente diferentes para diferentes pessoas. Os pesquisadores passam, assim, a definir liderança partindo de uma perspectiva individual, ressaltando aquele aspecto do fenômeno que lhes pareça mais significativo. Devido ao grande interesse despertado pelo tema da liderança, nota-se, no momento atual, o aparecimento de incontáveis conceitos emitidos pelos pesquisadores em comportamento organizacional, o que permite afirmar: “Assim como o amor, a liderança continuou a ser algo que todos sabiam que existia, mas ninguém podia de”.
Dois aspectos parecem ser comuns à grande maioria das definições de liderança existentes na atualidade. Em primeiro lugar, elas conservam o denominador comum de que a liderança esteja ligada a um fenômeno grupal, isto é, envolve duas ou mais pessoas. Em segundo lugar, fica evidente tratar-se