Fichamento ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
1° IDENTIFICAÇÃO DA OBRA EXAMINADA
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
2° IDENTIFICAÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; ORGANIZAÇÕES; ADMINISTRAÇÃO.
3° SINTESE DAS IDEIAS CENTRAIS
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas.
O mundo moderno é feito de organizações. A vida das pessoas de qualquer sociedade gira em torno e mantém profunda dependência das organizações.
Pode-se afirmar, com propriedade, que objetivos e recursos são fatores determinantes que definem as organizações, fazendo-se compreender que a sociedade que cerca o homem é feita de organizações e que são elas que fornecem os mecanismos para se conseguir o atendimento das necessidades humanas.
De acordo com os seus objetivos, as organizações são criadas para obtenção de produtos e/ou serviços, com a finalidade de lucro ou não. Possuem algumas características que são básicas e comuns a quase todas as existentes. As organizações possuem objetivos desde seu início, pois foram criadas para atender a necessidades específicas, (MAXIMIANO, 2007).
Administração é palavra de ordem no mundo das organizações. Na verdade não existem empresas ou organizações intrinsecamente boas ou más, vencedoras ou perdedoras. O sucesso ou fracasso de qualquer entidade está ligado à forma como é administrada.
De maneira simplificada pode-se dizer que administrar é cuidar das atividades de uma organização, qualquer que seja o seu tipo: setor primário, manufatura ou serviços.
4° AVALIAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO
O ser humano tem sua vida comportamental modelada pelas organizações, essas organizações exercem uma função considerável,