Fichamento: Produtos, serviços e estratégias de branding
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MARKETING
Fichamento: Produto, serviços e estratégias de branding
Sousa, 2014.
Cap. 08 Produtos, serviços e estratégias de branding
KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing, tradução Cristina Yamagami; revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos. 12 edição, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
“Produto é algo que pode ser definido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade”. (p. 200).
“Os serviços são um tipo de produto que consiste em atividades, benefícios ou satisfações oferecidas para a venda que são essencialmente intangíveis e não resultam na posse de nada”. (p. 200).
“Os consumidores vêem os produtos como complexos conjuntos de benefícios que satisfazem suas necessidades”. (p. 201).
“Produtos e serviços dividem-se em duas grandes classes amplas baseadas no tipo de consumidor que o utiliza – produtos de consumo e produtos organizacionais. Uma definição mais ampla de produtos inclui também outras entidades comerciáveis, como experiências, organizações, pessoas, lugares e idéias”. (p. 201).
“Produtos de consumo são produtos e serviços comprados por consumidores finais para uso próprio”. (p. 201).
“Produtos de conveniência são produtos e serviços que o consumidor geralmente compra com freqüência, rapidez e comparação e esforços mínimos”. (p. 202).
“Produtos de compra comparada são produtos e serviços de consumos comprados com menor freqüência e cujas características de adequabilidade, preço, qualidade e estilo são comparadas cuidadosamente pelo consumidor”. (p. 202).
“Produtos de especialidade são produtos e serviços com características singulares ou identificação de marca pelas quais um significativo grupo de compradores está disposto a fazer um esforço especial de compra”. (p. 202).
“Produtos não