FICHAMENTO PAULO
- HUNTER, James C; O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro. 2004.
A narração retrata um executivo chamado John Daily, que conquistou o posto de liderança muito cedo em uma empresa onde ele é gerente geral e que acredita estar em sintonia com todos os postos em que assume, tanto na empresa como em relações pessoais. A verdade é que ele se vê em um conflito por não conseguir assumir as funções como gerente, pai, marido e treinador como deveria e vai a um mosteiro para aprender sobre liderança com um monge ex executivo chamado Leonard Hoffman.
PALAVRAS-CHAVE: Liderança; Influência; Autoridade; Honestidade; Humildade.
CITAÇÕES:
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum” (P. 25)
“Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança [...]” (P. 42)
“Intenções mais ações é igual a vontade. Só quando nossas ações estiverem de acordo com nossas intenções é que nos tornaremos pessoas harmoniosas e líderes coerentes. Eis portanto, um modelo para liderar com autoridade.” (P. 70)
“A real capacidade de liderança não fala da personalidade do líder, de suas posses ou carisma, mas fala muito de quem ele é como pessoa. Eu achava que liderança era estilo, mas agora sei que liderança é essência, isto é, caráter.” (P. 125)
“Eu não sei qual será seu destino, mas uma coisa eu sei. Os únicos que serão realmente felizes são os que buscaram e descobriram o que é servir – Dr. Albert Schweitzer” (P. 135)
CRÍTICA E OBSERVAÇÕES:
O foco de O Monge e o Executivo está no desenvolvimento e aprimoramento das relações, tanto interpessoais como profissionais, onde para liderar, é preciso passar por um processo complexo de mudanças de paradigmas e