Fichamento Panofsky Historia Da Arte
Humanitas para Cícero significa a qualidade que distingue o homem não apenas do animal, mas também do bárbaro ou do individuo vulgar, ou seja, ele representa os valores morais e a graciosa mistura de erudição e urbanidade, que podemos resumir em cultura.
Na idade média o conceito foi substituído por Humanidade, para distinguir o que não era divino.
Foi nessa combinação ambivalente que o humanismo nasceu na insistência nos valores humanos e na aceitação de suas limitações humanas.
O humanista rejeita a autoridade, mas não nega a tradição, tanto que há vê como algo que precisa ser estudado. E o homem é o único ser que deixa registro atrás de si.
“Estes registros tem portanto a qualidade de emergir no tempo, e é precisamente neste sentido que são estudados pelo humanista. Este é, fundamentalmente, um historiador.”
As humanidades alargaram gradualmente seu cosmo cultural. Portanto, um historiador da arte, é um humanista cujo “material primário” consiste nos registros que nos chegaram sobre a forma de arte.
O que é uma obra de arte? Nem sempre uma obra de arte é criada com um objetivo de ser somente apreciada, toda obra tem uma “intenção”, só aquele que consegue abandonar suas simpatias e repulsas estéticas e gostos podem observar as obras com outros olhos.
“ Os objetos feitos pelos homens, que não exigem experiência estética, são chamados de “práticos” e podem dividir-se em duas categorias: veículos de comunicação e ferramentas ou aparelhos. O veiculo ou meio de comunicação obedece o intuito de transmitir um conceito. A ferramenta ou aparelho obedece o intuito de preencher uma função( função que pode ser de transmitir comunicações, como é o caso do semáforo).
A maioria dos objetos que exigem experiência estética , obras de artes, também pertencem a essas duas categorias, entretanto o elemento forma esta presente em todo objeto sem exceção. Resumindo a esfera que o campo