Fichamento de História Antiga
Licenciatura em História
UNIRIO/Cederj
Fichamento
Cordeiro-RJ
2014
Fichamento
Trabalho realizado como avaliação parcial para a disciplina História Antiga ministrada pela Professora Dra. Cláudia Betrão, tendo como tutora presencial a Professora Ms. Vanessa Codeço.
Cordeiro-RJ
2014
Pozzer, K. “A Comemoração da Vitória: O Banquete Triunfal Assírio”. In Anais do XXVI Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História – ANPUH. São Paulo: S/E, 2011, pág 1-14.
Apropriando-se de JOANNÈS (2001), Pozzer relata que a destruição de Nínive, capital da assíria, deu-se em 612 a.C., pela coalizão dos exércitos meda e babilônico levando ao fim um dos maiores impérios do antigo Oriente Próximo. Ela afirma que para compreendermos a civilização e a arte assírias é preciso perceber este processo histórico, pois o desenvolvimento da cultura dependeu, diretamente, do que aconteceu nos campos de batalha. (página 2).
No mundo mesopotâmico, o relevo sobre pedra foi uma das mais importantes manifestações artísticas. Os mais usados foram os baixos-relevos sobre lajes de alabastro, repartidas em duas ou mais partes, recobrindo as paredes dos palácios, podendo ultrapassar 2m de altura. (página 2)
Para a investigação destas imagens, utilizamos a metodologia baseada na obra de Erwin Panofsky, que divide o processo de análise visual em três momentos: realização da descrição pré-iconográfica, isto é, a enumeração dos motivos artísticos para cada temática; realização da análise iconográfica, ou seja, da identificação de imagens, estórias e alegorias e realização da interpretação iconológica, que é a descoberta e a interpretação dos valores simbólicos nas imagens. (página 2)
De acordo com LAYARD (1853), CURTIS, READE (1995), Pozzer explica que dentre as maiores produções artísticas assírias encontram-se algumas das esculturas excepcionais que