Fichamento Olga Molina
MOLINA, Olga. Ler para aprender. São Paulo: Epu, 1992.
2. LENDO E APRENDENDO
“[...] a meta mais ampla do trabalho: contribuir para a exist~encia de uma escola pública mais justa, ampliando a capacidade de leitura do aluno, a fim de permitir-lhe aprender a partir de textos escritos.” (p. 25)
“Não adianta mandar o aluno ler, se ele não conhece o vocabulário empregado, nem tem as habilidades de lidar com palavras desconhecidas, analisando-as em seus elementos constitutivos ou inferindo o significado a partir do contexto.” (p. 26)
“O que se deve fazer é oferecer ao aluno oportunidades de trabalho compatíveis com seus interesses e possibilidades, qualquer que seja seu estágio de desenvolvimento.” (p.27)
“O que importa é que o professor reconheça a importância de estabelecer uma rotina de trabalho, e ensine ao aluno como se conduzir através dela.” (p.28)
“[...] ter uma motivação real para aprender, o que depende, pelo menos em princípio, da importância atribuída ao assunto que deve ser estudado.” (p.29)
“Um bom leitor sempre explora alguns aspectos fundamentais num livro, localiza-o no seu próprio conjunto de conhecimentos, antes de se entregar à leitura.” (p. 30)
“O bom leitor logo examina a capa, a contracapa, as aba s (as orelhas), a página de rosto e a ficha catalográfica.” (p. 31)
“Conhecer algo sobre o autor cujo trabalho se está lendo dá ao leitor uma perspectiva da pessoa como um ser humano.” (p. 32)
2.1. PRIMEIRO PASSO – A VISÃO GERAL DO CAPÍTULO
“É necessário que o leitor tenha uma visão aproximada e geral das informações que o texto contém e do plano proposto para o capítulo.” (p. 33)
“O que se espera é que o leitor fique de posse de uma visão conjunta e estruturada do texto, da qual se utilizará durante todo o tempo de estudo, sempre que sentir que isso se faz necessário, apara não perder a visão de conjunto do texto.” (p. 33)
2.2. SEGUNDO PASSO – O QUESTIONAMENTO DESPERTADO PELO TEXTO
“Resultado de