começo fichamento olga molina
1. A proposta descrita a seguir foi concebida como um instrumento auxiliar na busca de uma escola mais igualitária, [...] (p.25).
2. [...] a técnica conhecida como SQ3R (Morgan e Deese, 1969) e as regras de leitura propostas por curar respostas para problemas que, se não são exclusivamente brasileiros, nem por isso afligem menos nossas escolas: o despreparo do professor, a baixa qualidade dos livros didáticos e o autoritarismo contido na relação professor- aluno [...] (p.26).
3. O contato com estudantes dos mais ariados níveis de ensino, até mesmo superior, demonstrou a necessidade de ler, se ele não conhece o vocabulário empregado, nem tem as habilidades de lidar com palavras desconhecidas, analisando-as em seus elementos constitutivos ou inferindo o significado a partir do contexto (p.26)
4. O que se deve fazer é oferecerão aluno oportunidades de trabalho compatíveis com seus interesses e possibilidades, qualquer que seja seu estagio de Desenvolvimento. Todo texto para estudo deverão, em principio, ser ocasião de chegar ate o estagio da reflexão critica, caso contrario, o que se obterá será um aluno abarrotado de informações para as quais não encontra utilidade por si mesmo.
5. O professor interessado, sempre encontrara meios para estimular seus alunos. Holmes e Ammon (1985) recomendam, por exemplo, a utilização de livros para didáticos para desenvolver as habilidades de raciocínio dos alunos. (P.27).
6. [...] Cabe sempre ao professor decidir como vai conduzir as atividades dos alunos em cada etapa. (P.28).
7. [...] O que importa é que o professor reconheça a importância de estabelecer uma rotina de trabalho, e ensine ao aluno como se conduz através dela. (P.28)
8. [(...] O plano de trabalho é dividido em etapas, o que o torna passível de certa abreviação, na medida em que algumas sejam eliminadasa9por exemplo, pode ser desnecessário, em certos textos, recorrer ao dicionário). (P.28)
9. [...] as etapas são entrelaçadas por uma