7 passos Olga Molina
Referência
MOLINA, Olga. Lendo e aprendendo. In: Ler para aprender. São Paulo: EPU 1992, p.25-58.
1. LENDO E APRENDENDO (cap. 2)
“Esta seria, portanto, a meta mais ampla do trabalho: contribuir para a existência de uma escola pública mais justa, ampliando a capacidade de leitura do aluno, a fim de permitir-lhe aprender a partir de textos escritos.” (p. 25)
“Para se tornar mais gradual o ato de estudar um texto escrito, as cinco etapas da técnica SQ3R fora desdobradas em sete, numa combinação com as regras de boa leitura propostas por Adler e Van Doren(1974).” (p. 26)
“Seguindo essa seqüência mais longa, que contém as habilidades a partir de um texto, o aluno/leitor conseguiria tirar maior proveito de seu esforço, chegando ao ponto de tê-lo compreendido perfeitamente bem.” (p. 26)
“Quando o aluno sabe estudar e quer aprender, naturalmente aproveitará muito melhor o tempo disponível, o que lhe possibilitará um melhor rendimento, ainda que só possa estudar no horário das refeições ou nos fins de semana.” (p. 29)
“O aluno predisposto para o estudo deve procurar, desde logo, situar-se em relação ao que vai estudar.” (p. 30)
“Para um estudo bem-sucedido, uma condição básica é que o leitor tenha desembaraço na busca e na utilização de qualquer livro.” (p. 30)
“Um bom leitor sempre explora alguns aspectos fundamentais num livro, localiza-o no seu próprio conjunto de conhecimentos, antes de se entregar à leitura.” (p. 30)
“Para se familiarizar com o mundo dos livros, o primeiro passo pode ser aprender a utilizar uma biblioteca.” (p. 30)
“Em resumo, o que se espera, a longo prazo, é que o aluno, depois de vários anos de escolaridade, seja um leitor capaz de fazer valer seus direitos de cidadão no tocante acesso a livros, os quais incluem o direito de frequentar bibliotecas (e para isso elas devem existir em abundância) e utilizá-las com eficiência, consultando catálogos, sistemas de