Fichamento
Curso: Administração
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Profª Solange Campos
================================================================
Referência
MOLINA, Olga. Ler para aprender. São Paulo: EPU, 1992.
2. LENDO E APRENDENDO
“Desenvolvidas as habilidades de estudo do aluno, aumentada sua eficácia no trato com textos escritos, tornar se-ia ele mais competente enquanto leitor, mais autônomo na busca do conhecimento e teria, conseqüentemente, mais prazer em estudar.” (p. 25)
“Todo texto para estudo deveria, em princípio, ser ocasião de chegar até o estágio da reflexão crítica, caso contrário, o que se obterá será um aluno abarrotado de informações para as quais não encontra utilidade por si mesmo.” (p. 27)
“Compete à escola colaborar para que o aluno se sinta à vontade diante de livros, saiba onde procurar os textos de que necessita e, depois de encontrá-los, possa efetivamente avaliá-los do ponto de vista de sua necessidade imediata para a condução de seu projeto de leitura.” (p. 28)
“O ato de estudar, ainda que devidamente dominado, pressupõe sempre um envolvimento por parte do estudante, que se sairá tanto melhor na sua tarefa quanto melhor se prepare para ela, ou seja, quanto mais se predisponha para isso.” (p. 29)
“E necessário criar no leitor certas habilidades que serão ativadas cada vez que ele se defrontar com um novo livro, seja com que objetivo for.” (p. 30)
“A escola deve levar o aluno a um contato sempre agradável com o livro, rompendo, se necessário, com o caráter extremamente formal que reveste muitas situações de leitura.” (p. 31)
2.1. PRIMEIRO PASSO – A VISÃO GERAL DO CAPÍTULO
“O que se espera é que o leitor fique de posse de uma visão conjunta e estruturada do texto, da qual se utilizará durante todo o tempo de estudo, sempre que sentir que isso se faz necessário, para não perder a visão de conjunto do