FICHAMENTO OBRA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
ISABEL SANTOS DE OLIVEIRA
CRICK, WATSON E O DNA EM 90 MINUTOS
Fichamento apresentado no curso de Nutrição da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Biologia Celular e Histologia no 1º período, sob a orientação da professora Flávia Michele.
Paripiranga
Abril de 2015
STRATHERN, Paul. Crick, Watson e o DNA em 90 minutos. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
Isabel Santos de Oliveira1
RESUMO:
Paul Strathern é um autor britânico de biografias, romances e livros de histórias e viagens. A obra apresenta informações sobre a história da descoberta da estrutura do DNA. Este livro apresenta como objetivo principal demonstrar o cenário no qual ocorreu umas das mais importantes descobertas da história das ciências. O primeiro capítulo trata do desenvolvimento da genética ao longo da história. No segundo capítulo, Strathern demonstra que ambos os cientistas, Crick e Watson, possuíam conhecimentos complementares. Baseando-se nos estudos de Rosalind Franklin, os dois desenvolveram suas próprias teorias. Proibidos por Bragg, começaram a pesquisar às escondidas. Aos poucos Crick e Watson foram avançando rumo à descoberta da estrutura química do DNA. Com poucos conhecimentos de Química e ainda menos de difração de raios X, foram capazes de surpreender Bragg, o qual os tinha proibido de continuar suas pesquisas. Até mesmo o químico mais famoso do mundo foi deixado para trás. Crick e Watson perceberam um erro no trabalho dele. Os dois cientistas publicaram um artigo sobre sua descoberta, mas o Prêmio Nobel foi dado também a Wilkins. A fama foi destinada apenas a Crick e Watson e os nomes desses dois sempre estarão ligados à estrutura química do DNA.
1 INTRODUÇÃO
1.1 Citações
“A busca do segredo da vida revelou-se não diferente da própria vida.” (p. 8)
“A estrutura do DNA é diabolicamente complexa,