Fichamento noberto bobbio – teoria geral da política
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
POLÍTICA I
PROFESSOR ISRAEL
MARIA HORTÊNCIA PINHEIRO DO NASCIMENTO
FICHAMENTO
NOBERTO BOBBIO – TEORIA GERAL DA POLÍTICA
1 – “O Conceito de Política – (p.159)”
1.1 “O significado clássico e moderno de política. (p.159)”.
“Derivado de adjetivo de polis (politikós) significando tudo aquilo que se refere à cidade, e portando ao cidadão, civil, público e também sociável e social, o termo “política” foi transmitido por influencia da grande obra de Aristóteles, intitulada Política, que deve ser considerada o primeiro tratado sobre a natureza, as funções, as divisões do Estado, e sobre as várias formas de governo, isto é, de reflexão, não importa se com intenções meramente descritivas ou também prescritivas (mas os dois aspectos são de difícil distinção), sobre as coisas da cidade. (p.159)”.
“Na era moderna, o termo perdeu o seu significado original, tendo sido paulatinamente substituído por outras expressões tais como “ciência do Estado”, “doutrina do estado”, “ciência política”, “filosofia política” etc., para enfim ser habitualmente empregado para indicar a atividade ou o conjunto de atividades que têm de algum modo, como termo de referência, á polis, isto é, o Estado. (p.160)”.
“...a polis ora é o sujeito, donde pertencem à esfera da política atos como o de comandar ou de (proibir) algo, com efeitos vinculantes para todos os membros de um determinado grupo social, o exercício de um domínio exclusivo sobre um determinado grupo social, o exercício de um domínio exclusivo sobre um determinado território , o de legislar com normas válidas ergaomnes, o de extrair e distribuir recursos de um setor para o outro da sociedade e assim por diante; ora objeto, donde pertencem à esfera da política ações tais como conquistar, manter, defender, ampliar, reforçar, abater, derrubar o poder estatal etc. (p.160)”.
1.2 “A tipologia clássica das formas de poder – (p.160)”.
“O