fichamento no reino da fala
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM LETRAS
MÍRIAN RAMOS SANTOS
NO REINO DA FALA
Trabalho apresentado ao Curso de Letras da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina: Língua portuguesa III no 4º período, sob a orientação da professora: Ivanete Cerqueira.
Paripiranga
Abril de 2014
REFERENCIA
MAIA, Eleonora Motta. No reino da fala. Editora Ática, São Paulo, 2001.
SOBRE A AUTORA:
Professora do Depto. De Linguística da Unicamp. Doutora em Linguística pela Brown University.
RESUMO DA OBRA
O livro, no reino da fala, traz um apanhado do que é a fala e como ela é formada. Mostra de que maneira os sons são articulados no sistema fonador e a importância de cada um desses órgãos para a obtenção dos sons específicos. O livro mostra não só os sons das palavras existentes na gramática, mas todos os sons produzidos pelos diversos dialetos existentes.
CAPÍTULO 1: DESCOBRINDO A FALA
“[...]a fala é, ela mesma, um objeto multifacetado,” (p.9)
“A Fonologia erige-se sobre o fato de que uma mesma diferença fonética pode desempenhar papéis muito diferentes em línguas diferentes.” (p.11)
PARECER DO CAPÍTULO
O primeiro capítulo mostra que a palavra nunca vai ser falada duas vezes de formas idênticas. Mostra também que, por existirem vários dialetos no Brasil, muitas palavras são pronunciadas de formas diferentes, como por exemplo, com chiado ou sem chiado, e que isso não altera o significado. Entretanto, terá lugares que se a palavra não for falada da mesma maneira em todas as regiões, elas podem ser confundidas com outras. Outro aspecto importante mencionado nesse capítulo foi se a troca de mercadorias poderia ser considerada uma linguagem, e que isso dependeria do ponto de vista da pessoa. Pois quem acredita que linguagem é tudo aquilo em que há comunicação, estaria indo de acordo com a semiótica e quem considera-se que comunicação só se dava a partir da fala e escrita, estava indo de encontra a