Fichamento Nabil Bonduki
O modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo precisa ser revertido (Nabil Bonduki)
Na apresentação o autor dá um panorama geral da relação do urbanismo com a cidade, fala também da descrença dos cidadãos à algum tipo de mudança do panorama atual, com a cidade já construída.
O autor comenta a forma que estamos combatendo a violência, que é através da segregação, cada dia existem mais condomínios fechados e menos relação com o que acontece ao derredor dos muros.
Ao mesmo tempo existe a utopia da mudança do espaço urbano, que hoje é tão mal planejado que as pessoas cada dia mais querem se distanciar do caos.
A metrópole que temos
Através dos dados dá para enxergar a condição da RMSP atual onde a mancha urbana se expande de forma desordenada rapidamente.
O crescimento desorganizado é percebido porque o centro está cada dia com menos população, região que PE mais bem urbanizada, enquanto as regiões mais distantes mantém o crescimento elevado.
Isso faz com que as áreas com mais equipamentos de infraestrutura fiquem ociosos e as áreas onde possui algum ou nenhum equipamento abrigue muita gente.
Assim, os deslocamentos ficam cada vez maiores e a qualidade de vida diminui. A infraestrutura para o sistema de transporte coletivo foi pensada depois da prioridade dos automóveis, fazendo com que não haja transporte suficiente para a população.
Com a falta da política de planejamento habitacional, a população constrói em áreas de proteção deixando ainda mais impermeável o solo, causando mais enchentes, além do perigo de construções nas encostas.
Construindo um caminho alternativo: é possível surgir uma nova São Paulo no século XXI?
O autor comenta sobre como reverter o atual modelo de crescimento, através do PDE, que foi aprovado em 2002, que permite alterações significativas no modelo urbano predominante. Ele apresenta soluções fundamentais para a reversão do modelo de desenvolvimento urbano que predomina na cidade. Porém,