FICHAMENTO
Fichamento: “O modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo precisa ser revertido” – Nabil Bonduki.
SÃO PAULO
2014
O modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo precisa ser revertido
Nabil Bonduki
Compreende-se no texto de Nabil Bonduki que o crescimento urbano exacerbado de São Paulo esta acontecendo por conta da falta de planejamento ou pela falta de execução do mesmo, propriamente dito na cidade, o agravamento esta relacionado por diversos fatores: saturação das vias de tráfego, escassez de habitações ocasionando a expansão de favelas e cortiços, precariedade dos serviços urbanos básicos como abastecimento de água encanado e esgoto.
A cidade tem crescido de forma segregada, tanto funcionalmente quanto socialmente, o crescimento da mancha urbano tem se expandido de maneira “irracional” pensado nos interesses capitalistas e favorecendo sempre ao automóvel. As áreas centrais da cidade ficam cada vez ocupadas por habitantes de melhores condições enquanto as áreas periféricas distantes e as de interesse ambiental continuam com crescimento elevado por pessoas de baixa renda.
O crescimento físico da cidade e a construção diária de novas edificações, está cada dia mais preocupante, pois o solo esta cada vez mais impermeável, os espaços verdes da cidade estão cada dia mais escassos, nos trazendo a sensação de futura extinção do cinturão verde que pouco há na cidade além de contribuir com a utilização do veículo particular, este processo favorece para o aquecimento global, alterando o comportamento hídrico, ocasionando enchentes entre outros problemas. É notório que o transporte coletivo esta em segundo plano visto o modelo incompatível do plano urbanístico da cidade.
As áreas dotadas de infraestrutura e oportunidades estão tomadas pelo trânsito, enquanto a população passa a migrar para as áreas distantes obrigando o poder público a construir equipamentos como escolas de latão nas áreas que se