Fichamento Mídia,escola e leitura crítica do mundo.
DISCIPLINA: METODOLOGIA
TUTOR: ELENICE LOPES DE SOUZA
DATA:22 a 28 /09 TAREFA: FICHAMENTO Do ARTIGO : Mídia, escola e leitura crítica do mundo – Graça Caldas
GRAÇA CALDAS, Mídia, escola e leitura crítica do mundo, Educação &Sociedade, vol. 27,num.94, janeiro – abril, 2006, pag. 117-130, Centro de Estudos Educação e Sociedade, Brasil.
O texto faz uma reflexão sobre o uso da imprensa na sala de aula e a sua relação com o processo de aprendizagem. Indaga sobre a valia da alta inserção de trechos de textos jornalísticos nos livros didáticos, sem a devida contextualização histórica e dos fatos a eles relacionados, alegando que estes fragmentos jornalísticos acabam apresentando uma visão distorcida da realidade não favorecendo uma visão crítica do mundo, pois nem sempre estabelecem conexões com o presente, passado e futuro, dificultando a articulação entre os fatos.
O artigo discute a qualidade da narrativa jornalística e o risco da reprodução ideológica de seus veículos, daí a necessidade de discutir o valor social da imprensa, do jornalismo e compreender as complicadas relações de poder que estão por trás destes, razão pela qual a escola não deve se restringir a leitura de um único veículo, mas a uma pluralidade de meios.
Defende a necessidade de capacitar professores e alunos a compreender o significado implícito e explicito no discurso da imprensa e ressalta que esta tarefa é muito difícil, pois falta, tanto ao aluno como ao professor, o hábito da leitura e, sobretudo a baixa capacidade de compreender o texto lido, pois o domínio da linguagem jornalística é complicada, cheia de sentidos explícitos e implícitos, muito diferente da tão divulgada objetividade, portanto, a mídia nunca é “testemunho da realidade”. E necessário compreender as armadilhas da linguagem com suas múltiplas potencialidades e limites.
Os livros didáticos também recebem muitas inserções de fragmentos jornalísticos,