Fichamento memórias de um sargento de milícias
· Capítulo I - Origem, nascimento e batizado
“[...] sete meses depois Maria teve um filho [...] E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história.” - Neste primeiro capítulo é relatada a relação que gerou o protagonista, Leonardinho, seu temperamento, que diz muito sobre como esse será no decorrer da história além de seu batizado, que nos apresenta algumas das principais personagens da narrativa.
· Capítulo II – Primeiros Infortúnios
“O compadre compreendeu tudo: viu que o Leonardo abandonava o filho, uma vez que a mãe o tinha abandonado, e fez o gesto como quem queria dizer: - está bom, já agora... vá; ficaremos com uma carga às costas.” - Nesse capítulo, Leonardo, pai, pega Maria da Hortaliça traindo-o e a espanca enquanto seu filho rasga sua papelada tornando-se o próximo na fila das bordoadas. O padrinho, o barbeiro, chega a tempo, mas Maria foge abandonando filho e marido, que por sua vez foge também. A guarda de Leonardinho é assumida pelo barbeiro.
· Capítulo III – Despedida às travessuras
“- Menino, venha cá, você está ficando um homem (tinha ele nove anos); é preciso que aprenda alguma cousa para vir um dia a ser gente; de segunda-feira em diante [...] começarei a ensinar-lhe o bê-á-bá. Farte-se de travessuras por este resto de semana.”
- O barbeiro, padrinho de Leonardinho que, no capítulo anterior assumiu seus cuidados, começa a pensar sobre que ofício o afilhado viria de seguir e conclui que este será padre. O menino não fica muito satisfeito, mas faz o que o padrinho manda quanto ás travessuras: se mete no meio de uma procissão a fim de bagunçar e quando se deu conta já estava lá na igreja.
· Capítulo IV – Fortuna
“Entregou-se portanto em corpo e alma ao caboclo da casa do mangue, o mais afamado de todos os do ofício.” - Leonardo, depois de ser abandonado e de abandonar o filho cai nas graças de uma cigana que