Fichamento Marc Bloch
1.1 Amplitude da palavra “Historia”.
“... Seguramente, desde que surgiu, já há mais de dois milênios, nos lábios dos homens, ela mudou muito de conteúdo.” (p.51)
A palavra historia teve ao longo dos tempos varias mudanças de significado, mas conservando a essência e em constante movimento, tem um significado maior o da pesquisa, pesquisa servindo a ação.
2. A história e os homens
A historia não pode ser vista como uma “ciência do passado” (p.52) , em primeiro lugar porque a ideia de se fazer ciência com algo passado é absurdo . Em segundo lugar , a história não pode ser vista como algo unicamente presa ao passado sem influência no tempo presente , os eventos históricos acontecem até nos momentos atuais . É importante ressaltar , que a história passa a ser estudada com o auxilio de outras disciplinas para um maior entendimento do geral assunto “a aliança de duas disciplinas revela-se indispensável a qualquer tentativa de explicação .”(p.54)
3. O tempo histórico
Pensar a história como a “ciência do homem” é muito vago , uma vez que essa não dedica-se exclusivamente ao entendimento do homem , mas sim de toda atmosfera e tempo que o cerca. “Ciência dos homens , no tempo.” (pg.55) . Para o historiador a importância do entendimento do tempo histórico , não está em entender a durabilidade em si dos eventos , mas sim o entendimento do evento em relação ao tempo como um todo .
4. O ídolo das origens
Nesse tópico , encontramos o questionamento do autor sobre o real significado da palavra origem . “Com a ressalva entre tanto , de que , para a maioria das realidades históricas , a própria noção desse ponto inicial permanece singularmente fugaz.”(pg.56) . Defende-se a ideia , que a origem não é necessariamente o ponto de início do estudo , e que não basta o conhecimento desse ponto de partida , para explicar o todo .
Essa ideia que o conhecimento da origem basta para conhecer o todo foi herdada dos historiadores primórdios : romantismo