Fichamento Maquiavel Na Administra O
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS / CCSA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO / DA
PROF Me. SEVERINO DUTRA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
MAQUIAVEL NA ADMINISTRAÇÃO
Simony Cavalcanti Barbosa de Matos
João Pessoa
Dezembro de 2014
GRIFFIN, Gerald R. Maquiavel na Administração: Como jogar e ganhar o jogo do poder na empresa. São Paulo: Editora Atlas, 1994.
INTRODUÇÃO
“Poder e sobrevivência são constantes encontradas em todas as organizações do mundo. Em todas as situações em que um grupo de pessoas se propõe conseguir objetivos através de seus esforços organizados vão acontecer disputas por áreas de atuação, por status e, frequentemente, destruição da organização” (p. 23).
“Para além dos conflitos organizacionais sobrevive uma dinâmica complexa entre membros da organização tanto dentro de grupos de trabalho quanto entre grupos de trabalho. Numa escala mais ampla, também existe uma variedade de rivalidades intra e interorganizacionais” (p. 23).
“Para a existência de um bom conflito bastam duas pessoas – cada uma considerando seu ponto de vista como certo e o do seu oponente como errado” (p. 23).
“Ao procurar descobrir os verdadeiros princípios da administração é importante ter em mente que os executivos sempre vão resistir às tentativas de fazê-los mudar seu comportamento e que, para um indivíduo sobreviver na organização, ele precisa ver através de suas fachadas e lidar com eles à luz da realidade” (p. 24).
“O propósito é demonstrar princípios e regras de vida organizacional segundo os quais os executivos e candidatos a executivos e seus subordinados possam viver sem as máscaras que causam angústia no trabalho, perda do emprego – e, algumas vezes, até coisa pior” (p. 25).
“É um livro sobre como ganhar o poder legítimo e usá-lo criativamente para ser o melhor na organização e para a organização” (p. 25).
“Embora os conceitos maquiavélicos sejam ao mesmo tempo vistos como sinônimos de astúcia e ardil, ele