173014775 Analise De Sondagem

442 palavras 2 páginas
1.17- LEITURA DO BOLETIM DE SONDAGENS Durante a execução da sondagem à percussão de simples reconhecimento do solo, procede-se o ensaio de penetração (Standard Penetration Test - SPT), que relaciona a resistência oferecida pelo terreno à cravação do amostrador TERZAGHI de 1 3/8" e 2" - diâmetros interno e externo respectivamente. Retirando-se as amostras, classifica-se o tipo do solo.
Para baixar o arquivo de AutoCAD que contém a tabela acima, clique aqui. Durante a cravação do amostrador, anota-se o número de golpes necessários a fazer penetrar, individualmente, 3 trechos de 15 cm do amostrador, sendo o valor SPT aquele que corresponde à soma do número de golpes que fazem penetrar os últimos 30 cm (os dois últimos trechos de 15 cm). A prática brasileira relaciona o SPT com a tensão admissível do solo:

A. Para fundações rasas, ponta de estacas ou base de tubulões: - σadm = SPT / 50 (em MPa) ou σadm = SPT / 5 (em kgf/cm2) ou σadm = SPT / 0,5 (em tf/m2) - evita-se o uso de fundações rasas, sempre que SPT < 3.

B. Para estacas pré-moldadas cravadas: - a estaca atinge "néga" quando atravessa ∑ SPT > 65 ao longo de seu fuste; - a estaca atinge "néga" com a ponta apoiada em SPT > 20.

Maiores detalhes, tais como "capacidade de carga do terreno, escolha do tipo de fundações, análise do fator custo" e muitos outros, encontram-se no livro "Cálculo e Desenho de Concreto Armado". Para obtê-lo, clique aqui .

Comando para girar pilar
Escrito em 27/01/2015, por Edvanio Teixeira / 14 Comentários | Categoria: Ajustes no programa | Tags: Pilares
Criado um comando específico para “Girar pilar”, disponível no menu Elementos – Pilares. Este comando tem como objetivo permitir rotacionar o pilar no croqui de lançamento da estrutura sem afetar o alinhamento das vigas, fixando o pilar no final do comando.
Nas versões anteriores do programa, este procedimento poderia

Relacionados