Identificando Uma Oportunidade
Sabemos que a identificação e o aproveitamento de oportunidades são pontos cruciais para empreender. Conhecer a amplitude, probabilidade de sucessão e riscos de um possível plano de negócio é imprescindível para colocá-lo em prática.
Mas sair por aí tendo tempestades de ideias não adiantará sem seguir etapas por etapas a fim de organizá-las para que não possam prejudicar os meios sistêmicos ou a estrutura organizacional que seu empreendimento passará a ter. O empreendedor terá que analisar e descrever com cuidado o sumário executivo para começar a ter uma ideia consistente.
A pesquisa de mercado
É referenciada por uma série de questionamentos devidamente necessárias para a avaliação de seu plano de mercado. Entre elas: Qual o público-alvo?
Seus hábitos de consumos?
A a opinião do mesmo sobre o produto em questão?
Quais as necessidades e a solução que seu produto traria para seus clientes? Esse questionamento é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano, nessa etapa é que o Empreendedor faz o estudo do composto de mercado; O estudo do cliente, fornecedores, concorrentes. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam, assim o empreendedor pode identificar essas soluções se conhecê-los melhor. Pesquisar, pessoalmente ou por telefone, questões como: preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega e meios logísticos. Essas informações serão úteis para determinar o investimento inicial e as despesas do negócio. Conhecer o seu principal concorrente e seus defeitos é crucial para gerar uma nova ideia como uma solução.
O plano financeiro
É a ciência de viabilidade do seu empreendimento. Estudando o capital de investimento e de giro. Contabilizando seu negócio a fim de saber a saúde financeira da sua empresa e as previsões de lucro como superavit e até mesmo de deficit.
Plano de Marketing
Pode ser considerado como estratégias promocionais do produto, o quanto