Por Que O Institucionalismo Um Movimento E N O Uma Ci Ncia
O Institucionalismo é conceituado um movimento, pois, reflete a junção de várias escolas com pontos comuns em prol de seus objetivos e finalidades. Sendo assim, as diferentes escolas do Movimento Instituinte têm como propósito a propiciar, apoiar e formentar nas comunidades, nos coletivos e conjuntos de pessoas processos de autoanálise e de autogestão.
2. O que aconteceu com o saber e o saber-fazer que as comunidades primitivas ou os povos e grupos leigos em geral produziram e acumularam durante sua experiência de vida?
O saber e o saber-fazer passaram por processos nos quais à medida em que o tempo se passava acumulavam-se as descobertas e saberes, abrangendo o campo do conhecimento tanto científico como aquele vivido pelos ciclos naturais da vivência da civilização ocasionando grandes avanços nas sociedades.
3. O que significa “divisão social e técnica do trabalho e do saber”, e por que se diz que as ciências, as disciplinas e seus experts estão em geral a serviço das classes e grupos dominantes?
Estes conceitos estão relacionados à produção de bens materiais no qual demanda o indivíduo e/ou a sociedade para suprirem suas necessidades básicas de sobrevivência . No entanto na maioria das vezes essas demandas são moldadas por interesses de classes dominantes, fazendo com que o consumo seja influenciado pelos experts (são os conhecedores de uma estrutura e do processo da sociedade em si). Com todo o conhecimento adquirido no decorrer dos anos e a complexidade dada pelo avanço da tecnologia, os indivíduos subordinam seu próprio conhecimento e consideram as ofertas dos experts que os levam a crer que as necessidades vão além e que precisam daquilo que é oferecido pela classe dominante.
4. Existem “necessidades mínimas naturais” cuja satisfação é demandada pelas populações, ou é a oferta de bens e serviços que produz certas necessidades (e não outras) e modula