Identificando oportunidades
O grupo pesquisou o tema “Identificando Oportunidades”, e discutiu os resultados.
Foram várias as fontes com diferentes opiniões sobre o tema, e tivemos que colocar em pauta alguns assuntos para poder concluir a discussão.
Principais Tópicos da discussão:
• Investir em uma ideia;
• Franquias;
• Produtos Sazonais;
• Marketing Multinível e vendas diretas;
• Publicidade em Blogs, Sites, Fórum;
• Tendências do mercado;
Em todos os links pesquisados, encontramos exemplos práticos que demonstravam suas propostas.
Foi interessante, ver como a internet oferece esse tipo de “consultoria gratuita” e nos direciona para “oportunidades tentadoras”.
O grupo percebeu que não é interessante confiar em pesquisas de supostos “especialistas” para considerar uma oportunidade de negócio (principalmente se você for um empreendedor iniciante).Mas há fontes mais confiáveis que serviram como base para experimentar a ideia de começar um negócio.
Queremos ressaltar alguns trechos da nossa pesquisa que consideramos construtivos:
Título da Matéria: Identificar oportunidades garante permanência no mercado
Trecho: Diferente do que muita gente pensa, uma ideia de negócio não significa uma oportunidade de negócio. A ideia somente se transforma em oportunidade quando está relacionada a uma necessidade de mercado. E que existem potenciais clientes.
A oportunidade também tem seu momento correto. Se a empresa não estiver preparada para melhorar, atualizar ou até mesmo substituir determinado produto, ela pode entrar na “fila” das empresas que irão desaparecer.
Fonte: SEBRAE - Guia do empreendedor: identificação de oportunidades (http://www.sebrae.com.br/)
Comentário do grupo: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma ótima opção de consultoria conceituada. Além de oferecer dicas e incentivos importantes para empreendedores, o SEBRAE disponibiliza materiais que ajudam com diversas partes do seu negócio (desde a Legislação, até Modelo de