FICHAMENTO MANKIW
Disciplina: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Referência Bibliográfica:
MANKIW, N. Gregory; Introdução à Economia 5. ed. São Paulo, SP: CENGAGE Learning, 2010, p.03-17
FICHAMENTO
N. Gregory Mankiw, nascido em 03 de fevereiro de 1958, é atualmente professor de Economia na Universidade de Harvard e escritor político, bem como, participante ativo em diversos debates políticos e também, acadêmicos. Estudou Economia na Universidade de Princeton e MIT e atuou como professor, na área de economia, lecionando sobre micro e macro economia, bem como os princípios e estatísticas. Possui vários artigos publicados em diversas revistas acadêmicas, onde sua pesquisa é voltada para o crescimento econômico, o comportamento dos consumidores, mercados financeiros e afins. Algumas de suas principais obras: Princípios da Economia (2011) e Macroeconomia (2010).
O autor inicia sua obra com a definição grega da palavra economia que se entende como “aquele que administra um lar”. Segundo ele, embora a definição pareça estranha, lares e economia possuem muito em comum. Ela leva em conta a forma de administração de uma família, onde há tomadas de decisões e distribuição de tarefas entre seus membros. Da mesma maneira, descreve a sociedade, comparando-a a uma família.
De acordo com o autor, é importante o gerenciamento dos recursos da sociedade, pois estes são escassos. Sendo assim, é definida a Economia como o estudo da maneira como a sociedade administra seus escassos recursos. E desta forma, o autor trata dos Dez Princípios de Economia.
No Princípio 1, se fala sobre as pessoas enfrentarem Tradeoffs. Tal termo se refere ao fato de que, sempre precisamos escolher entre uma coisa ou outra, na tomada de decisões. Para optar por uma, automaticamente, é preciso abrir mão de outra, e assim, sucessivamente. A sociedade enfrenta vários tipos de traddeoffs, um deles é entre igualdade e eficiência. Neste último, a sociedade adquire tudo o que consegue de seus escassos