Fichamento Inicia o Sociologia
Podemos definir sociologia como uma ciência que estuda os fenômenos sociais, de imediato percebemos que se ela trata de fenômenos acontecidos entre seres humanos, ela não pode ser uma ciência exata pois usa método cientifico, quando se fala de sociologia, várias questões costumam ser levantadas:
Em primeiro lugar, devemos lembrar que o homem só consegue sobreviver em sociedade. É impossível as pessoas viverem em grupo sem que sejam estabelecidas certas regras.
Além disso, quando as pessoas se relacionam acontece entre elas uma série de processos. Vemos por tanto, que viver em sociedade, exige o estudo dos fenômenos chamados de “sociais”, a sociologia, no entanto, não fica apenas no estudo dos “fenômenos sócias”, mas parte para o levantamento de possíveis soluções e o estudo de maneiras de como interferir nestes fenômenos.
Entretanto, toda sociedade é dominada por um grupo que procura deter em suas mãos o poder, o saber e a riqueza, a sociologia tem sido até muitas vezes, banida das universidades. A sociedade feudal se expirava, enquanto a sociedade capitalista se consolidava. Os novos fatos tornaram necessária uma ciência que permitisse reorganizar a sociedade.
No positivismo de Comte a vida social era regida por leis imutáveis. Enquanto o iluminismo criticava a sociedade, o positivismo preocupava-se em “organizá-la”. Com Durkheim, a sociologia adquire o reconhecimento científico.
A sociologia conservadora de Comte, Drkheim e Saint-Simon era uma engrenagem em que todas as peças deveriam estar em seu lugar.
Com Marx e Engels surge a dialética materialista histórica, que reage à sociologia conservadora e vê as sociedades humanas em transformação contínua. Para eles, a função da sociologia seria contribuir para a realização de mudanças radicais na sociedade.
Weber trabalhou pela sociologia científica, procurando conferir-lhe a