Trabalho De Literatura
Alunas: Heloísa Venturieri Pires, Marcella Monte Santo, Ana Clara de Assis e Rayssa Ponte.
Turma: 8ª-C
Professora: Telma
Introdução
Esse trabalho irá mostrar o gênero lírico, que concerne à subjetividade dos textos, em que o eu-lírico é quem se manifesta e expõe seus sentimentos, suas emoções, seus desejos e sua percepção acerca do mundo. Em um poema, o “eu” que se expõe não é o poeta; esse “eu” é apenas uma criação do poeta para apresentar reflexões e sentimentos de um “sujeito” em primeira pessoa. Eles podem variar, tendo a forma fixa ou livre, de acordo com a preferência do autor, por exemplo, de soneto até uma sátira, por exemplo.
Ode: é uma composição poética que surgiu na Grécia Antiga, e era cantada e acompanhada pela lira ou, simplesmente, líricos. Ode, em grego, significa canto.
Ela se divide em estrofes semelhantes entre si, tanto pelo número como pela medida dos versos, geralmente de quatro versos ou dividida em três partes recorrentes quando coral. Os poetas gregos Alceu, Safo e Anacreonte escreveram odes. Um exemplo de ode são os hinos nacionais dos países, em que os autores fazem uma homenagem à Pátria e aos seus símbolos e são acompanhados por instrumentos musicais.
Soneto: Do italiano sonetto (pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por catorze versos, de origem atribuída a poetas da Sicília ou da Provença. Podem ser apresentados em três formas de distribuição dos versos:
1-Soneto Soneto italiano ou petrarquiano: apresenta duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas de três versos (tercetos).
2-Soneto inglês ou Shakespeariano: três quartetos e um dístico (um grupo ou estrofe de dois versos)
3-Soneto monostrófico: Apresenta uma única estrofe de 14 versos.
Obs: Para além destas formas, pode haver o acrescentamento (geralmente de três versos) feito aos 14 versos de um soneto. Este acrescentamento é chamado de estrambote e o poema passa a