FICHAMENTO HIST RIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MARIANA COSTA LIMA
BARAO HAUSSMANN E O PLANO DE PARIS
Vitória da Conquista
2015
MARIANA COSTA LIMA
BARAO HAUSSMANN E O PLANO DE PARIS
Fichamento apresentado à disciplina História da Arte II do Curso de Arquitetura E Urbanismo da Faculdade
Independe do Nordeste.
Vitória da Conquista
2015
FABRIS, M. . Literatura, fotografia e o retrato da modernização de Paris, a capital do século XIX. Lumen et Virtus: revista de cultura e imagem, v. 1, p. 172-187, 2010.
“A partir da segunda metade do século XIX a “velha” Paris desaparecia material e socialmente para dar lugar à outra, forjada segundo novas formas de configuração do capital. O prefeito da cidade, ciente de sua missão, precisa resolver os problemas de utilização de capital excedente e absorção de mão-de-obra desempregada, frutos da crise de 1848.” (p.174)
“Desde o início, as cidades nasceram graças às concentrações geográficas e sociais dos excedentes da produção. A urbanização sempre foi, portanto, um fenômeno de classe, uma vez que excedentes são extraídos de algum lugar e de alguém, ao mesmo tempo que o controle sobre sua distribuição encontra-se em poucas mãos.” (HARVEY, 2008, p.24)
“[...] não apenas a cidade, mas os subúrbios de Paris estavam em franco processo de (re)colonização; [...]Haussmann promovera a quebra de monopólios estatais visando lucros privados [...]e remodelara a cidade de tal modo a não apenas expulsar a classe trabalhadora do centro para as periferias [...]), mas também para a circulação de mercadorias e tropas de soldados: o barão não desejava outras insurreições na cidade, ao menos nenhuma com chances de vitória. (p.174 e 175)
“[...] é Friedrich Engels quem melhor resume o desafio político-militar dos trabalhos de Haussmann: trata-se, escreve, da ‘forma especificamente bonapartista de abrir longas artérias retas e largas através de bairros operários de ruas estreitas’, com o