fichamento gt sistemas c&t no brasil
PINHEIRO, A M. (2013) pesquisa de inovação: um poderoso instrumento para diagnostico, desenho,implementação e monitoramento de políticas na área de CT&I. revista ComCiência, julho 2013
Os indicadores de ciência e tecnologia são instrumentos de medição, analise e comparação dos níveis de investigação e desenvolvimento para o sistema de inovação. Fornecem informação para avaliar e tomar decisões em políticas publicas e estratégias empresariais.
Alessandro pinheiro inicia seu artigo relatando a evolução dos indicadores de ciência e tecnologia ao longo dos últimos anos. Em 1963 a OCDE publicou o Manual Frascati,no qual as estatísticas eram concentradas nos recursos financeiros e humanos ligados a P&D. Já nas décadas de 1970 e 1980 surgiram os indicadores de produção cientifica e tecnologia, sendo tais indicadores a bibliometria e as patentes. Devido a visibilidade das limitações de tais indicadores, ao final da década de 1980, foi criado os indicadores de inovação, no qual se baseava no modelo de elos em cadeia, que foi denominado pelos especialistas da OCDE como o Manual de Oslo , sendo utilizado como referencia em diversos Países. Tal modelo procura romper modelo linear de inovação, tendo em vista que os novos processos e produtos podem se originar de varias formas e não somente pela P&D .
Pinheiro acaba este tópico falando que mesmo que a firma seja o local com o maior privilegio das inovações, estas fazem parte de um sistema muito maior e complexo, devido a diversos fatores que influenciam neste processo.
O segundo tópico do artigo fala do surgimento da Pesquisa de Inovação do IBGE (Pintec), que foi criado com o apoio do MCTI e do Finep em 2002.A Pintec se baseia nos levantamentos da comunidade Europeia , e dessa maneira assegura uma comparabilidade internacional.
Pinheiro segue o tópico falando sobre os requisitos necessários para selecionar as empresas que participarão da pesquisa, e de que forma são feitas as