etep projetos
A Indústria Sucroalcooleira tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais devido à grande procura de seus produtos pelo mercado consumidor.
Embora leve o nome de Sucroalcooleiro, esta indústria não se restringe apenas à produção de álcool (biocombustível) e o açúcar mais traz consigo grandes inovações como por exemplo a produção de biopolimeros (plástico verde) proveniente do etanol , bem como tem se preocupado com questões ambientais envolvendo resíduos industriais .
Dois resíduos agroindustriais empregados como fertilizantes na produção de cana-de-açucar são a vinhaça e a torta de filtro. Apesar de seus valores nutricionais serem conhecidos desde a década de 1950, sua utilização teve início apenas na década de 1970 e se intensificou em 1999, quando a mudança cambial e a elevação do preço dos fertilizantes químicos encareceram a adubação e a questão ambiental ganhou mais espaço.
Outros resíduos aproveitados na agricultura são: cinza da queima do bagaço – material rico em potássio e o bagaço ou bagacilho da cana.
A partir de que resíduos da indústria sucroalcooleiro podemos obter tais fertilizantes e como deve ser sua aplicação no solo para proporcionar o sucesso esperado serão questões a serem discutidas e respondidas pelo presente projeto.
Em tempo que se visa economia, preservação ambiental e bom desempenho no cotidiano de uma empresa precisam-se criar métodos eficazes que possam se auto-satisfazerem.
A partir do resíduo descartado e visto apenas como material eliminado ou até mesmo como poluição ao meio ambiente, produzir algo de suma importância para o cultivo de sua própria matéria prima (cana-de-açucar) é sem dúvida algum método pelo qual a empresa compensa seu investimento pois o retorno será imediato.
2 OBJETIVO
O presente projeto demonstra relevância de se obter retorno positivo da indústria partindo de resíduos que antes eram descartados e hoje são alvos da economia, pois agregam valores e a