Fichamento - Gravidez na Adolescência
REFERÊNCIA: ABNT
MOREIRA, T. M. M. et al. Conflitos vivenciados pelas adolescentes com a descoberta da gravidez. Rev Esc Enferm USP, v. 42, n. 2, p. 312-20, 2008. Disponível em: . Acesso: 29 de Agosto de 2014.
REFERÊNCIA: VANCOUVER
Moreira TMM, et al. Conflitos vivenciados pelas adolescentes com a descoberta da gravidez. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2008 [acesso em 2014 agosto 29]; v. 42, n. 2, p. 312-20. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0080-62342008000200015&lng=en&nrm=iso
RESUMO DOS ITENS SOLICITADOS
INTRODUÇÃO
A adolescência pode ser compreendida como a transição da infância à fase adulta, o que abrange as idades de 10 aos 19 anos, período no qual ocorrem diversas modificações de cunho biológico e psicossocial. No que compete ao aspecto psicossocial, a perda do papel infantil atrelada as responsabilidade e cobranças geram inquietação, insegurança e ansiedade, os quais associados à descoberta dos órgãos e da sexualidade levam em geral a ocorrência de uma gravidez nessa fase. Tal fato pode impelir a sentimentos de fragilidade e impotência, desencadeando instabilidade humoral.
Neste âmbito, em face da experiência de uma das autoras desta publicação e sua constatação empírica de uma alta incidência de gestantes adolescentes (em uma Unidade Básica de Saúde [UBS] em Cariús - CE), foi elucidada a questão fundamental da pesquisa: Quais os conflitos comumente vivenciados pelas adolescentes com a descoberta da gravidez?
Esta indagação permitiu a realização do presente estudo que tem por objetivo identificar os conflitos enfrentados pelas adolescentes atendidas em uma unidade de saúde após a descoberta da gravidez.
MÉTODO Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada numa UBS da zona urbana do município de Jucás - CE (região Centro-Sul). A amostra foi composta por 12 adolescentes grávidas cadastradas na unidade referida, durante fevereiro a março de 2005