FICHAMENTO 1
PRÓ–REITORIA ACADÊMICA – PRAC
FICHAMENTO Data: 27/03/2014
Curso: PSICOLOGIA
Disciplina: TCC – Trabalho de Conclusão de Curso Profº: Fernando
Acadêmico(a): Luciana Cesar de Carvalho RA: 122038
DADOORIAN, Diana. Gravidez na Adolescência: Um novo Olhar. Psicologia Ciência e Profissão, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br> Acesso em 20 mar 2014.
1ª parte: apresentação objetiva das idéias do autor:
No Brasil a gravidez na adolescência nos últimos anos teve um grande aumento, e que os partos realizados eram de adolescentes com faixa etária menor de 19 anos. Com o aumento da população jovem grávida houve um interesse maior dos profissionais de saúde para com essa população, pois eles indicam este aumento devido as mudanças sociais com a sexualidade, assim ocorreu maior liberação para o sexo e quando começou essa situação, faltou as informações necessárias para esses adolescentes. Portanto, a resolução que se teve para essa população foi a de criar programas de informação sexual.
Hoje a questão é, porque com tantas informações em televisão, revistas, jornais, internet a população jovem continua a engravidar? Pois a gravidez faz com que essas jovens larguem os estudos, mudem seus ciclos de amizade, mudam seu modo de vida para se adequar a essa gravidez.
Mas ao saber das próprias adolescentes grávidas, elas dizem que estão feliz pela gravidez, isso mostra que é uma situação desejada por ela, assim cria mais a curiosidade de profissionais para se estudar essa situação, pois não envolve apenas a jovem grávida e também sua família.
A construção da família está baseada na história de infância e família (sentimentos). Os arranjos familiares são construídos através das circunstâncias econômicas, sócias e históricas das diferentes classes sociais, pois as jovens dizem ter a vontade de ter sua própria casa, casar, mais que devido a situação econômico acaba não ocorrendo. As famílias de classes