Fichamento Ginastica
Professora:
Acadêmico:
Data: 31/05/2013
Obra Fichada (ABNT):
LORENZINI, Ana Rita. O Conteúdo Ginástica em Aulas de Educação Física Escolar. In Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Marcílio Souza Junior (org). Recife: EDUPE, 2005.
Objetivos
Discutir como a ginástica tem sido tratada ao longo do tempo, dando ênfase a sua utilização no ambiente escolar.
Metodologia Utilizada
A autora utilizou uma contextualização histórica tendo por base os estudos feitos sobre o significado e as atribuições da ginástica nos diferentes períodos da história da humanidade.
Pág. Trechos Relevantes
1
“Não há prática educativa sem conteúdo, quer dizer sem objeto de conhecimento a ser ensinado pelo educador e apreendido, para poder ser aprendido pelo educando.”
2
“Na Antiguidade não existia a palavra, ginástica, mas ela foi para os ideais clássicos da Grécia e Roma Antigas, o espaço platônico de conferência, de palestra e orquestra referentes a um assunto.”
2
“A Escola era destinada à elite, sendo que nas universidades medievais, os estudantes eram considerados perfeitos quando afastados de toda atividade recreativa ou divertida.”
3
“No Renascimento, a atividade corporal passou a ser uma parte importante da Educação, para um dado segmento social, com programas de exercícios de equitação, corridas, saltos, esgrima, jogos com bolas, os quais eram praticados pelos alunos, todos os dias ao ar livre e sem limite de tempo.”
4
“Já, o Movimento Ginástico Europeu foi caracterizado por elementos comuns a certas correntes de pensamento que ultrapassaram fronteiras estaduais e tornaram-se predominantes à luz de uma ciência e de uma pedagogia que fundamentaram as práticas internacionais, fomentadas por intercâmbios, pelas competições, por eventos pedagógicos, científicos e técnicos.”
5
“A sociedade aristocrática européia do século XIX,