Fichamento - formação de professores:identidade e saberes da docência
Selma Garrido Pimenta
A autora se contrapõe a corrente de desvalorização do professor e às concepções que o consideram como simples técnico reprodutor de conhecimentos e/ ou monitor de programas pré-elaborados. Ela acredita que investir na formação de professores é extremamente necessário na sociedade contemporânea, uma vez que, estes são os mediadores dos processos de constituição da cidadania dos alunos.
Por que repensar a formação inicial e contínua a partir da análise das práticas pedagógicas e docentes? Porque é preciso compreender quais as mediações (ações dos docentes, dos alunos, dos pais; decorrentes do funcionamento das organizações escolares, das políticas curriculares e dos sistemas de ensino e das inovações educativas) em que são produzidas as desigualdades nas práticas pedagógica e docente nas organizações escolares.
As recentes investigações das ciências da educação produzem teorias que não são praticadas pelos professores e pelas organizações escolares. Pesquisas que analisam a prática docente indagam essa ocorrência e , por isso, colocam em foco a formação dos professores – a inicial e a contínua. (investir na formação de professores para pensar a sua prática a partir da sua própria prática e não por teorias produzidas fora do espaço escolar).
PESQUISA ( As questões burocráticas e cartoriais que envolvem o currículo formal e respectivamente os conteúdos e atividades de estágio nos cursos de formação inicial impedem que as contradições existentes na prática social de educar sejam vistas, culminando em um impasse para a construção de uma nova identidade do futuro professor. Igualmente ineficientes têm sido os programas que visam à formação contínua, em que prevalece a realização de cursos de suplência e/ou atualização dos conteúdos de ensino, no que diz respeito a alteração positiva da prática docente, extirpando assim, as situações de fracasso escolar, pois a prática