Estrutura das demonstrações contábeis
Em tempos atuais, o mundo dos negócios tornou-se mais dinâmico e acelerado, com isso as empresas vem buscando cada vez mais, métodos que possam melhorar sua visão diante do seu negócio e através desses métodos avaliar as alternativas cabíveis na tomada de decisões.
Para ajudar na tomada de decisão, os Administradores tem dado maior valor ao trabalho do Contador, esse que por sua vez e com seu conhecimento teórico traz através de Análise das Demonstrações Contábeis alternativas para que a empresa consiga planejar estrategicamente o seu futuro. Essa análise é feita através de relatórios gerenciais que podem avaliar a situação financeira e econômica da empresa. Conforme afirma Braga:
O objetivo da análise das demonstrações contábeis como instrumento de gerência consiste em proporcionar aos administradores da empresa uma melhor visão das tendências dos negócios, com a finalidade de assegurar que os recursos sejam obtidos e aplicados, efetiva e eficientemente, na realização das metas da organização. A atividade administrativa deve ser desenvolvida em conexão com as informações contábeis, com vistas aos aspectos de planejamento, execução, apuração e análise do desempenho. (BRAGA, 1999, p.166)
Dentre os relatórios existentes não há um com maior importância que o outro, isso porque cada um têm sua importância entre si, tudo dependerá de qual informação a empresa necessita, em muitos casos, os relatórios em conjunto trazem uma gama de informações relevantes a tomada de decisão, onde um pode completar o resultado do outro. Apesar de todos os relatórios serem de extrema importância na administração da empresa, existe um que chama mais atenção, o DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, esse relatório faz o confronto das receitas com as despesas no momento em que elas ocorreram. O principal objetivo da DRE é mostrar se a empresa auferiu lucro ou prejuízo, porém uma análise detalhada pode mostrar muito mais que isso.