Fichamento Fayga Ostrower
DANIEL ANDRÉ OLIVEIRA DA SILVA
FICHAMENTO DO CAPÍTULO 3 DO LIVRO, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO, DE FAYGA OSTROWER:
Citações e resumo.
Balneário Camboriú
2014
Capítulo 3. Caminhos intuitivos e inspiração.
“Representam circunstâncias especiais, sem dúvida importantes, em que nos sentimos mais produtivos e mais criativos”. (Página 55).
“Utilizando seu saber,o homem fica apto a examinar o trabalho e fazer novas opções”. (Página 55).
Processos intuitivos.
“Assim como o próprio viver, o criar é um processo existencial. Não abrange apenas pensamentos e nem apenas emoções”. (Página 56).
“É precisamente pela ausência de comportamentos rígidos instintivos que se explica a imensa flexibilidade e adaptabilidade do homem, em suas reações face a desafios sempre novos do meio ambiental natural, na aprendizagem cultural e em todas as manifestações mentais”. (Página 56).
Ordenações perceptivas.
“Ambas, intuição e percepção, são modos de conhecimento, vias de buscar certas ordenações e certos significados”. (Página 57).
“Ganhamos um conhecimento ativo e de autocognição, uma noção que, ao identificar as coisas, ultrapassa a mera identificação”. (Página 57).
“Tudo participa de um mesmo processo ordenador. O perceber é um estruturar que imediatamente se converte em estrutura. É um perene formar de formas significativas”. (Página 58).
Imagens referenciais.
“Essas imagens representam disposições em que, aparentemente de um modo natural, os fenômenos parecem correlacionar-se em nossa experiência”. (Página 58).
“As disposições, imagens da percepção, compõe-se, a rigor, em grande parte de valores culturais”. (Página 58).
“Suas imagens referenciais estabelecem outras conotações para determinados gestos, para cores, e até mesmo para as situações em si”. (Página 60).
“As imagens referenciais não são herdadas. Não são estereótipos de percepção, não são conceitos. Formam-se, basicamente, de modo