Fichamento Espaço público, opinião e democracia
Como conceito de opinião pública compreende-se ser um juízo feito sobre qualquer assunto, se tornando público a partir do ponto em que essa opinião é compartilhada com diversas pessoas as quais poderiam possivelmente obter a mesma opinião. Nesse contexto Nilza nos leva a algumas indagações no início da sua obra: "de quem são as opiniões que formam a opinião pública? A opinião pública exprime necessariamente um consenso ou a opinião de uma maioria? Admite-se que a opinião pública tem poder ou são os media que têm o poder?" Após a leitura e análise do texto podemos claramente entender e responder estes questionamentos. As opiniões que formam essa opinião pública podem partir de qualquer indivíduo, pois ela é criada a partir do agrupamento de diversas interpretações de um assunto qualquer, criando assim um ponto de vista sobre determinado assunto que é compartilhado com certa fatia da sociedade onde vive , sendo essa opinião nem sempre a da maioria em geral. Porém podemos analisar que essa opinião muitas vezes torna-se da maioria quando se trata de um assunto prometedor para todos como a autora cita no seguinte trecho: "percebe-se que é mais fácil e recompensador, por exemplo, chamar a atenção da opinião pública motivando-a para êxitos, vantagens finais ou progressos significativos".
Podemos perceber o poder da opinião pública com a validação da política por essa opinião, onde nos países democráticos políticos dirigem-se a ela a fim de obter a sua aprovação.
"regime democrático, influenciar a opinião pública é influenciar indiretamente o poder"(SCHWATZENBERG, 1979, p.67).
Inúmeros palcos da história da comunicação humana possibilitam a compreensão do início da opinião pública. Em cada época ela traduz juízos de valor e significados diferentes. "Há atitudes sociais ancoradas em crenças, hábitos,