Opinião Pública
A opinião pública é um modo de nos aproximar da realidade, entender o que é exatamente o assunto. Ela não é a opinião da maioria, e sim de um grupo da sociedade. Podemos entender como, racional, sazonal (momento) ou imutável.
Os meios caracterizam a opinião publica, eles podem interpretar, mas muitas vezes os seus representantes mais manipulem para influenciar outra opinião publica.
Com as diversidades das técnicas de comunicação a história da opinião pública evolui. As crises sociais, politicamente falando, o surgimento do mercado, a separação do poder da nação, a individualização crescente e moderna tudo ajudaram na transformação da comunicação de massa, na natureza das organizações coletivas. Os quadros de comunicações devem ter uma forma de se adaptar a esta nova natureza da sociedade, pois cada individuo faz seu tempo, seus tipos de relações de convívio, que acabam diferindo sua identidade. Em conseqüência a isso, acontece o fato de pela primeira vez, no Ocidente, a comunicação como pratica de poder estar ainda mais forte, pelas figuras dos filósofos pré socráticos e sofistas.
O Império Romano também teve importante participação nessa história, pois para eles os processos comunicacionais eram essenciais no controle social e no poder político. Alem disso, diante as crises ocorrentes, eles se antecipavam em obter o Maximo de informações para assim fortalecerem suas posições político-militares. A fé cristã coincidia com o direito de expressar a própria opinião. Os principais meios de canais de comunicação da opinião publica eram a praça do mercado na Grécia antiga, o teatro na Roma imperial, os sermões, as cartas e baladas medievais, que são os jornais, livros, rádios, cinema e televisão atualmente.
A formação publica de opinião na Inglaterra e na França foram de raízes em instituições sociais tais como os cafés e centros de reunião. No século XVIII e XIX, os cafés ficaram conhecidos como pólos de disseminação de